O momento de escolher um plano de saúde é muito importante e é comum surgirem várias dúvidas, para isso, é importante que você avalie alguns itens:

1 - Avalie a cobertura
Hoje existem 3 principais coberturas: ambulatorial, hospitalar e odontologia:

Ambulatorial:

  • Cobertura de consultas médicas, em número ilimitado, em clínicas básicas e especializadas (especialidades médicas), inclusive obstétrica para pré-natal, reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
  • Cobertura de serviços de apoio diagnóstico, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais, incluindo procedimentos cirúrgicos ambulatoriais solicitados pelo médico ou cirurgião-dentista assistente devidamente habilitado, mesmo quando realizados em ambiente hospitalar, desde que não se caracterizem como internação

Hospitalar:

  • Cobertura, em número ilimitado de dias, de todas as modalidades de internação hospitalar;
  • Cobertura de hospital-dia para transtornos mentais, de acordo com as Diretrizesde Utilização estabelecidas em regulamentação específica
  • Cobertura de transplantes estabelecidos pelo Rol de Procedimentos e dos procedimentos a eles vinculados
  • Cobertura das despesas relativas a um acompanhante, que incluem:
    • acomodação e alimentação necessárias à permanência do acompanhante para crianças e adolescentes menores de 18 anos  conforme indicação do médico
    • acomodação e alimentação ou cirurgião-dentista assistente, e legislações vigentes, para acompanhantes de idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas portadoras de deficiências

Odontologia:
O Plano Odontológico compreende a cobertura de todos os procedimentos listados no Rol de Procedimentos para a segmentação odontológica.
Os procedimentos bucomaxilofaciais que necessitarem de internação hospitalar não estão cobertos pelos Planos Odontológicos, porém têm cobertura obrigatória no Plano de Segmentação Hospitalar e Plano Referência.

*Lembrando que este é apenas um resumo das coberturas, para mais detalhes deve-se acessar o Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar e a LEI 9.656/1998.

 

2 - Pesquise a abrangência
Outra questão superimportante é conferir quais são as regiões que você terá atendimento pelo plano. No mercado existem várias operadoras com abrangências diferentes, algumas oferecem abrangência regional com pronto atendimento nacional, outras oferecem apenas regional e outras em rede nacional. Esta definição irá impactar diretamente no valor da mensalidade do plano, portanto, fique atento a isto.


3 - Verifique o aproveitamento de carências do seu plano anterior ou campanha de redução de carência
Esta é uma das dicas principais, pois além de ser um questionamento frequente, é um ponto que gera muita insegurança na hora de fazer uma troca de plano ou de contratar um novo. Até porque tanto o aproveitamento de carências quanto a redução dela através uma campanha, variam muito de plano para plano e da modalidade de contratação. Portanto, é algo que você precisa ficar atento e sanar todas as dúvidas que tiveres.


4 - Confirme se possui registro na Agência Nacional Saúde Suplementar
Essa dica vale ouro! Criada pela Lei nº 9.961, de 28 de janeiro de 2000, a ANS é uma autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde. Sua missão é promover a defesa do interesse público na Assistência Suplementar à Saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo assim para o desenvolvimento das ações de saúde no país. Em outras palavras, os planos e operadoras que possuem seu registro, precisam seguir normas rígidas de controle, procedimentos, dentre outros aspectos, o que proporciona maior segurança para os beneficiários.


5 - Análise do Custo/Benefício
Por fim, a dica mais top de todas é fazer uma análise de custo e benefício, pois o mais importante é que o nosso cliente se mantenha no plano contratado e esteja satisfeito, identificando que todos os itens contratados por ele, estejam sendo cumpridos. E, lembre-se quanto maior a cobertura, a abrangência e os diferenciais, maior será o valor mensal.

Venha conversar conosco que te ajudarmos a encontrar a melhor solução em saúde para você e sua família, clique no número que está abaixo ou preencha o questionário na home da site!